terça-feira, 16 de julho de 2013
O homem na lua, e a tecnologia
Saúde
Margareth Thatcher: um ícone
O bebê proveta
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Feminismo
A mulher disputou intensamente o mercado de trabalho com os homens. Os preconceitos e barreiras, que ainda existiam, eram quebrados diariamente. O feminismo estava recuperando poder.
- Em 1979, Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga.
- A Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher foi adotada pela Assembléia Geral.
- A equipe feminina de judô inscreve-se com nomes de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivaria a revogação do Decreto 3.199.
- Cada vez mais, investia-se em pílulas e métodos anticoncepcionais. Em alguns países europeus, a prática do aborto foi aprovada. O sexo era comum nos relacionamentos, não existia mais barreiras culturais, nem mesmo na hora de se vestir.
Moda
Copa do Mundo
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Música
Fatos musicais históricos:
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Anos de chumbo
Anos de chumbo é a designação do período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, que vai até o final do governo Médici, em março de 1974. A censura, executada pelo CONTEL que proibiu toda e qualquer exibição em território nacional de filmes, reportagens, fotos, transmissão de rádio e televisão, que mostrassem tumultos em que se envolvessem estudantes. Médici com a ajuda de grupos radicais de direita como o C.C.C e Aliança Anticomunista Brasileira, derrotou e destruiu qualquer possibilidade de reação da esquerda, pois tinha a opinião pública nacional e mundial a seu favor devido ao “milagre econômico”, à propaganda institucional e o financiamento externo para a manutenção da ditadura. Os meios de comunicação demonstravam que o caminho seguido pelo governo era o correto, havia a censura que impedia a visão dos problemas brasileiros. O radio a televisão e os jornais, só mostravam notícias e pontos positivos.
Todas e quaisquer expressões artisticas que demonstrassem sinais de ameaça à ditadura eram severamente punidas. Após protestarem publicamente contra a ditadura, os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos no Rio de Janeiro. Segundo os censores e os órgãos de informação oficial, o motivo da prisão é "tentativa da quebra do direito e da ordem institucional", com mensagens "objetivas e subjetivas à população" para subverter o Estado Democrático Brasileiro estabelecido pela revolução; em função da notoriedade dos artistas, são aconselhados a se exilarem do país.
Resenha: Anos 70
Nesta época surgia a defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo". Eclodiam nesta época os movimentos musicos das discotecas e também do experimentalismo na música erudita.
Pela televisão, o mundo se tornou infinitamente menos secreto. Richard Nixon, o presidente americano deposto pelo caso Watergate, foi uma "personalidade" típica das telas de televisão dos anos 70. Sua saída do governo foi festejada pela população dos Estados Unidos e o resto do mundo acompanhou todo o escândalo "de perto", através da tela da televisão.